As diferenças entre split e janela.

18/08/2013 15:40

Os aparelhos de ar-condicionado possuem dois sistemas de refrigeração, o de expansão indireta e o de expansão direta. aquele que explicamos acima é do primeiro tipo e é realizado por duas categorias de dispositivos: os compactos (chamados de “aparelhos de janela”) e os splits. O segundo é utilizando por modelos de ar central, em que o gás resfria a água que circula pelo aparelho.

Ar-condicionado Carrier (Foto: Divulgação)Ar-condicionado Carrier (Foto: Divulgação)

O modelo de janela é compacto e reúne em uma só estrutura todo o seu sistema de refrigeração e, por isso, acaba produzindo um ruído considerável. Já os do tipo split – com a origem na palavra inglesa que significa “separado” – são compostos por duas partes distintas, chamadas de condensadora e evaporadora. Enquanto a primeira é instalada na parte externa e realiza todo o procedimento de refrigeração (fazendo todo o barulho do processo), a segunda é a responsável pelo lançamento do ar gelado no ambiente interno.

Apesar de serem muito maiores e precisarem de todo um planejamento para serem instalados, os ares-condicionados splits são bem mais silenciosos. Além disto, possuem um consumo de energia em torno de 40% menor do que os do tipo compacto e ainda possuem eficiência e rendimento maiores.

Porém, os aparelhos de janela ainda são os mais baratos no mercado. Comparando modelos das melhores marcas do mercado dos dois tipos de ar condicionados com 7500 BTUs, ideais para ambientes de mais ou menos 10 m².

Porém, à medida em que os aparelhos de janela mantiveram o mesmo design e quase não sofreram alterações, diferentes modelos do tipo split têm sido desenvolvidos com maiores valores nas suas potências de BTUs e em estruturas com variadas formas e desenhos de suas evaporadoras, de maneira a melhor comporem e se esconderem nos ambientes que serão refrigerados.